Aprender a comunicar de forma intercultural

Margarida Morgado (Instituto Politécnico de Castelo Branco)

A comunicação apresenta uma experiência piloto desenvolvida no âmbito do ensino e aprendizagem de inglês para fins empresariais, com vista ao desenvolvimento da competência comunicativa intercultural, que utilizou materiais de ensino desenvolvidos pelo projeto ICCAGE (Intercultural Communicative Competence: An Advantage for Global Employability), financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia. Um dos aspetos a reportar no âmbito desta experiência concerne a telecolaboração (ou trocas virtuais online) dos alunos em Portugal com alunos de outras instituições europeias sob a forma de uma trabalho desenvolvido colaborativamente, à distância, com diversas formas e meios de comunicação e superação de obstáculos à comunicação diversos. Após uma breve contextualização dos objetivos do projeto ICCAGE e da importância da promoção da competência comunicativa intercultural em alunos de Secretariado, apresentam-se brevemente as unidades didáticas implementadas, as atividades de telecolaboração desenvolvidas, as tecnologias utilizadas, os problemas de comunicação suscitados e resolvidos, bem assim como as opiniões dos alunos sobre a experiência e sobre o desenvolvimento da sua competência intercultural. Conclui-se com algumas considerações sobre o ensino de inglês para fins empresariais e como melhor preparar os alunos para trabalhar em organizações internacionais ou globalizadas com base em dados recolhidos entre empresários europeus sobre a importância que geralmente atribuem à dimensão da interculturalidade nas suas organizações.