Competências e mais competências…afinal, o que procuram os empregadores?

Teresa Rebelo (FPCEUC)

Resumo – No âmbito do tema destas Jornadas (competências transversais para mercados globais), esta comunicação irá incidir sobre três tópicos: o conceito de competência, as competências mais valorizadas pelos empregadores e a importância do ajustamento pessoa-organização para o desenvolvimento de competências específicas a um determinado contexto de trabalho. No primeiro tópico, será efetuada uma análise ao conceito de competência, para melhor perceber o que este conceito abrangente e, por vezes, ambíguo, inclui e significa. No segundo tópico, far-se-á uma síntese das competências mais procuradas pelos empregadores, tendo por base diversos inquéritos realizados. No terceiro tópico, pretende-se contextualizar as competências que, no geral, os empregadores valorizam, com o que cada organização, em concreto, valoriza nos seus colaboradores. Assim, aspetos como a cultura organizacional e o contrato psicológico, entre outros, serão abordados no sentido de fornecer pistas para tornar o processo de socialização do novo colaborador mais eficaz.