Chamada de trabalhos – 2018

VIII Jornadas de Secretariado e Assessoria

Competências Transversais para Mercados Globais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda – Universidade de Aveiro

6 de junho de 2018 | Águeda | auditório da ESTGA

Em vários documentos orientadores, como são The Global Skills Gap: Student Misperceptions and Institutional Solutions (2016) e o European Digital Competence Framework for Citizens (2017), tem-se vindo a sublinhar que o desempenho profissional de elevada qualidade tende, cada vez mais, a estar associado ao desenvolvimento de competências transversais. Todavia, também se têm apresentado evidências de algum desajuste entre as necessidades do mercado de trabalho e as competências transversais dos potenciais futuros trabalhadores, por exemplo no que concerne ao pensamento crítico e à resolução de problemas, às relações interpessoais e às competências comunicacionais, entre outras. Trata-se de competências de alto nível, cujos aperfeiçoamento e aplicação prática têm um papel muito significativo na (re)definição do perfil profissional do indivíduo e, consequentemente, um grande impacto no próprio comportamento organizacional.

Este contexto foi o mote para a definição do eixo orientador das VIII Jornadas de Secretariado e Assessoria – Competências Transversais para Mercados Globais –, que se desdobra nas seguintes temáticas gerais:

  • Pensamento crítico e resolução de problemas
  • Competências interpessoais
  • Competências comunicacionais
  • Competências digitais

As propostas a submeter devem incidir sobre as temáticas acima elencadas, mas podem ser tratadas de múltiplas perspetivas, nomeadamente do ponto de vista das metodologias de ensino e de aprendizagem para fomentar competências transversais, da empregabilidade, do empreendedorismo, das expectativas dos empregadores, das expectativas dos (futuros) profissionais, da tutoria em contexto profissional, da avaliação, entre outras.

Os autores dos melhores trabalhos serão convidados a apresentar uma versão alargada dos mesmos, a integrar num volume temático que será editado pela UA Editora e pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Este volume será proposto para indexação na EBSCO, Web of Science e Google Scholar, entre outros índices.

Submissão de propostas

Todas as propostas devem ser enviadas por email para jornadas.secretariado@ua.pt de acordo com as normas de edição definidas para cada tipo de proposta. Aceitam-se trabalhos em Português e em Inglês.

1. Comunicação (texto completo, anónimo, de acordo com o modelo fornecido)

Estrutura: introdução; contextualização; problema, questões de investigação, objetivos; metodologia; análise de dados, discussão dos resultados; conclusão; referências
Trabalho de investigação realizado ou em curso – até 3500 palavras
Apresentação: os trabalhos aceites devem ser apresentados presencialmente por, pelo menos, 1 dos autores e o tempo disponível para cada comunicação será, no máximo, de 15 minutos

2. Oficina (proposta anónima, de acordo com o modelo fornecido)

Estrutura: objetivo(s); público-alvo; n.º máximo de participantes; duração; descrição; material necessário
Apresentação: as propostas aceites devem ser dinamizadas por, pelo menos, 1 dos autores e o tempo disponível para cada sessão será, no máximo, de 1 hora

3. Póster (póster completo, anónimo, de acordo com o modelo fornecido)

Estrutura: introdução; problema, questões de investigação, objetivos; metodologia; análise de dados, discussão dos resultados; conclusão; referências
Apresentação: os pósteres serão apresentados oralmente, numa sessão dedicada apenas a este formato de trabalhos, por, pelo menos, 1 dos autores e o tempo disponível para cada um será, no máximo, de 5 minutos

Os autores dos melhores trabalhos serão convidados a apresentar uma versão alargada dos mesmos, a integrar num volume temático que será editado pela UA Editora e pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Este volume será proposto para indexação na EBSCO, Web of Science e Google Scholar, entre outros índices.

Datas importantes

(nova data) até 1 de maio de 2018 até 25 de abril de 2018: Submissão das propostas de acordo com as instruções

até 20 de maio de 2018: Notificação aos autores do resultado da avaliação

até 27 de maio de 2018: Envio da versão final da comunicação com o nome dos autores

(nova data) até 3 de junho de 1 a 27 de maio de 2018: Inscrições em aberto

Apenas se aceitam apresentações presenciais e cada comunicação/poster implica, no mínimo, a inscrição de um dos autores no evento.