Empreendedor por um dia em secretariado e assessoria

Vítor Gonçalves (Instituto Politécnico de Bragança)

No âmbito das unidades curriculares de Educação para o Empreendedorismo de diversos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), incluindo o CTeSP de Secretariado e Línguas, entre outros objetivos, pretende-se fomentar nos alunos um espírito empreendedor.

A componente prática destas unidades curriculares incide na apresentação e experimentação de pequenas ideias de negócio ou de projetos, durante um dia, que permitam favorecer a sustentabilidade (empreendimento ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso) e a ecocidadania (ato consciente do cidadão em considerar o meio ambiente e o ecossistema no qual se insere).

Primeiramente, os alunos adquirem ou melhoram as competências essenciais de empreendedorismo e conhecem os instrumentos de geração de ideias, bem como os aspetos relacionados com a gestão de projetos, nomeadamente a integração de subprojetos, gestão do âmbito, gestão do tempo, gestão do custo, gestão da qualidade, gestão da comunicação, gestão de recursos humanos, gestão do risco e gestão de aquisições. Posteriormente, os grupos de trabalho recorrem ao processo criativo Walt Disney com vista a explorar a ideia de negócio a partir de vários pontos de vista complementares (o sonhador, o designer, o minucioso) e apresentam a ideia a implementar através de um plano de projeto, incluindo sempre que possível o Business Model Canvas proposto por Alexander Osterwalder.

Do exposto, nesta comunicação em poster serão apresentados o processo e os resultados de algumas das ideias de negócio (e.g. Protótipo de um secretário remoto; Seminário de formação de ensino da língua gestual; Línguas da Educação: a multiculturalidade na comunidade internacional IPB) ensaiadas pelos alunos, com o intuito de minimizar problemas e enfatizar os benefícios para os clientes, contribuindo para melhorar a sua qualidade de vida e das futuras gerações.

PALAVRAS-CHAVE: Educação para o empreendedorismo; secretariado e línguas; gestão de projetos.

Referências:

Leitão, J.; Nabeiro, I. & Gomes, D. [Coord.]  (2014). Manual para Jovens Empreendedores: Comportamentos e Competências dos 13 aos 18 anos. Coração DELTA Editor.

Project Management Institute. (2004). A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide). Newtown Square, Pa: Project Management Institute.

Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation. 1st ed. New Jersey: John Wiley & Sons,Inc.