O TeSP de Práticas Administrativas e Comunicação Empresarial e as necessidades de mercado

Marlene Filipa da Natividade e Sousa e Tânia Cristina Simões de Matos dos Santos (Instituto Politécnico de Leiria)

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) são uma modalidade de ciclo de estudos que contempla componentes de formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho.

Na sua criação foram tidas em consideração as áreas de formação definidas pela instituição de ensino superior que leciona os cursos, bem como as necessidades de formação profissional expressas pelo mercado de trabalho nas regiões em que são ministrados, tendo uma forte ligação ao tecido empresarial local.

Os TeSP entraram em funcionamento no ano letivo 2015/16, completando-se, no final deste ano letivo, o primeiro ciclo. Torna-se, por isso, pertinente avaliar a sua adequabilidade às necessidades do mercado, percebendo de que forma as matérias lecionadas ao longo do curso poderão ser aplicadas no contexto de trabalho.

Assim, tendo por base a importância e evolução do papel do profissional de secretariado na performance das organizações, e debruçando-nos num estudo de caso ao TeSP de Práticas Administrativas e Comunicação Empresarial do IPLeiria, pretende-se, com a investigação proposta, compreender a perceção dos empresários sobre as competências adquiridas pelos estudantes e sobre o plano curricular do curso. Especificando, pretende-se perceber se o curso responde às necessidades das organizações, em termos de conhecimentos e competências previstas, assim como se as áreas disciplinares exploradas no curso são adequadas às necessidades de formação.

Palavras-chave: competências, plano curricular, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, secretariado, necessidades de formação.