Performances digitais dos pesquisadores na Iniciação Científica

Karine Freitas Sousa, Victor Azevedo do Amaral, Isaac de Santana do Santos, Jonatas Alfa Torquato de Souza & Kisia Souza Santos –  Universidade Federal da Bahia

A COVID-19 implicou em transtornos na realização da pesquisa “As mulheres, graduandas e o mar: rede informacional e documental para aposentadoria das marisqueiras” desenvolvida por estudantes de Secretariado Executivo, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Os pesquisadores passaram a trabalhar na modalidade remota a fim de concluir a investigação citada.  O objetivo do estudo foi conhecer as performances dos pesquisadores na modalidade de trabalho remoto durante a Iniciação Científica. As bases teóricas da pesquisa incluem os estudos da área Secretarial realizados por Abreu (2019), Fanzeres e Lima (2018) e demais pesquisas sobre Teletrabalho no Brasil apresentadas por Mello (2000), Bucater (2016) e a organização Sobratt (2018), entre outros. A metodologia utilizada foi descritiva qualitativa com relatos de experiências da equipe. Os resultados indicaram êxito na execução dos levantamentos bibliográficos, documentais e na realização das reuniões online. Constataram-se dificuldades de alguns pesquisadores de ordem econômica, social e tecnológica, para a realização do trabalho remoto e, no acesso à comunidade marisqueira da Ilha de Maré. O estudo apontou a necessidade de investimentos públicos dos organismos de fomento para a  Iniciação Científica de modo a melhorar as atividades de investigação durante a pandemia. Conclui-se, portanto a necessidade de tecnologia (hardwares e softwares),  internet de alta velocidade e maior capacitação digital para os pesquisadores da Iniciação Científica.

Palavras – Chave:  Iniciação científica. Pesquisa. Performance de trabalho virtual. Secretariado Executivo.