O Contributo e Limitações Dos Secretários na Comunicação Organizacional

Ana Maria da Silva Vieira (Universidade de Vigo, Escola Internacional de Doutoramento)

Para alguns autores, a comunicação organizacional é entendida como um processo de produção, tratamento, transmissão, receção e retroalimentação de informações que acontecem nos ambientes organizacionais. Numa ação contínua de feedback, ela pode ser vista como responsável pela produção de informações capazes de criar um elo entre a empresa e os seus diferentes públicos. O conceito de comunicação organizacional perpassa todos os meios, todas as ações e todas as profissões utilizadas por uma organização, pública ou privada que deseja, principalmente, tornar-se visível, gerar opiniões, receber investimentos, ocupar espaço no mercado e relacionar-se de modo conveniente com os seus públicos.

A comunicação organizacional necessita ser compreendida de modo indivisível, já que perpassa diferentes ambientes das instituições e interfere na formação e/ou reconfiguração das suas culturas e identidades. Além disso, o bom andamento desses instrumentos comunicacionais poderá ser importante, já que possibilita desenvolver formas de inter-relação mais participativas, e, portanto, mais comprometidas, dando maior flexibilidade às organizações como base da sua permanente transformação e facilitando a sua interação social de modo responsável para conjugar os seus interesses com as condições culturais, económicas e políticas nas quais se movem.

O presente trabalho de investigação pretende dar resposta à seguinte pergunta: Qual o contributo e limitações dos Secretários na Comunicação Organizacional? Através deste trabalho pretende-se demonstrar que as aptidões em Comunicação Organizacional poderão ajudar os Secretários na demarcação das suas competências e atitudes, possibilitando até interfaces de atuação conjunta.

Palavras-chave: Secretários; Comunicação Organizacional; Contributo e Limitações.