A formação superior em Secretariado: tendências em contexto organizacional

Sandra Vasconcelos – ESTGA-UA, ESHT – IP Porto, CIDTFF; Ana Balula – ESTGA-UA, CIDTFF; Ana Pinto, ESG-IP Castelo Branco; Eduarda Santos – ESE, IP Castelo Branco; Isabel Oliveira – ESTGL-IP Viseu; Paula Santos – ESTGL-IP Viseu & Virgínia Brunheta – ESE, IP Castelo Branco

Atualmente, perante fenómenos como a globalização e a transformação digital, é essencial que os profissionais na área de Secretariado estejam providos de competências transversais que lhes permitam adaptar-se às exigências de um mercado cada vez mais complexo. Nesse sentido, a formação superior em Secretariado assume especial relevância, sendo as instituições de ensino superior desafiadas a repensar os seus modelos de formação, aproximando-os das necessidades do mercado e promovendo dinâmicas assentes no saber fazer, numa perspetiva de melhoria e aprendizagem contínuas.  

Diretamente ligado à atuação e prática profissionais, o estágio curricular assume-se como um potencial eixo de ligação entre as instituições de ensino e o mercado, alavancando o desenvolvimento e consolidação de competências em contexto.  

Partindo-se de um estudo de cariz exploratório, no âmbito do qual foram analisadas as unidades curriculares de Estágio da Licenciatura em Secretariado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESE-IPCB), da Licenciatura em Secretariado de Administração da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico de Viseu (ESTGL-IPV), e da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA), neste trabalho pretende caracterizar-se as competências que são exigidas ao profissional de Secretariado em contexto de trabalho, com base nas áreas de formação de base e nos objetivos de formação inscritos nos Planos de Trabalho Individual de estagiários, entre os anos letivos de 2012/13 e 2017/18.  

Tendo por base uma recolha e seleção documental, os dados obtidos foram tratados e analisados com recurso a técnicas de análise de conteúdo e de estatística descritiva. Pese embora o cariz exploratório do estudo, além da produção/gestão documental e da informação, os resultados permitiram ainda destacar as competências comunicacional e digital como as mais relevantes neste contexto.

Palavras-chave: Secretariado. Ensino Superior. Competências. Estágio

Referências:

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