Anabela Mesquita, Luciana Oliveira & Arminda Sequeira – ISCAP-IP Porto, CEOS.PP
Profissionais e organizações têm assistido a grandes mudanças na forma como o trabalho está organizado, na relação entre a vida privada e profissional, no formato de realização das tarefas, comunicação, colaboração e no desempenho e gestão de talentos. Tecnologias como a inteligência artificial (IA) estão a afastar os indivíduos da sua zona de conforto e a forçá-los a adaptar-se, a mudar, a desenvolver novas competências tecnológicas e, em alguns casos, a reinventar os seus postos de trabalho, dadas as profundas alterações que a automação têm vindo a provocar.
A profissão de assistente administrativo/assistente executivo possui elevada permeabilidade à atual transformação digital, apesar de ser baseada em conhecimento instrumental e frequentemente desempenhada como uma extensão de outros cargos organizacionais. Estes profissionais possuem, normalmente, um perfil facilitador e eclético, desempenham tarefas de organização, de ligação e comunicação, de representação, de geração e gestão de dados, através de funções de caráter interpessoal e administrativo, permanentemente suportados por tecnologias.
O perfil deste profissional colide, diretamente, com duas das funções essenciais da tecnologia no trabalho: a automação, que visa a supressão de atividades ineficientes e a racionalização, simplificação e otimização; e a inovação, orientada à minimização de custos e à maximização da qualidade, acessibilidade e conveniência.
Este trabalho apresenta evidências sobre o estado atual dos desafios que se colocam aos postos de trabalho administrativos em Portugal, recolhidas através de inquérito por questionário a profissionais da área, utilizando, como referência, as principais atribuições internacionais da profissão, sendo enquadradas num quadro de diagnóstico global de competências. Assim, é apresentada uma framework para o diagnóstico do estado atual da profissão; é avaliado o estado atual do posto de trabalho no contexto português, no que respeita às tarefas frequentemente conduzidas; e são reveladas as competências hard e soft a que os profissionais atribuem maior relevo, na atualidade, para o desempenho da profissão.
Palavras-chave: Transformação Digital, Inteligência Artificial, Assistentes Administrativos, Assistentes Executivos