A formação acadêmica em contexto de mudanças: perceções sobre o trabalho empreendedor e a inovação

Bruna dos Santos Lopes & Débora Carneiro Zuin – Universidade Federal de Viçosa

Este estudo teve como objetivo geral fazer um levantamento a respeito das atitudes empreendedoras de pós-graduandas da Universidade Federal de Viçosa, Brasil. A pesquisa apresenta enfoque qualitativo utilizando-se da realização de entrevistas semiestruturadas com dezenove estudantes de pós-graduação dos anos de 2016, 2017 e 2018, para, primeiramente, levantar o conhecimento das estudantes de pós-graduação sobre a temática do empreendedorismo e depois analisar se as estudantes estão envolvidas ou já se envolveram com ações ou programas de inovação. Buscou-se também com este estudo dados relacionados à pesquisa no que tange a geração de ações empreendedoras (Baggio e Baggio, 2014), e o protagonismo feminino (Moskovic e Almeida, 2015) no contexto de mudanças no mundo coorporativo e no mundo do trabalho. Como resultado, o estudo mostrou que as estudantes de mestrado e doutorado têm, em sua formação acadêmica, uma carência de maior conhecimento sobre a temática da inovação e empreendedorismo, assim percebe-se a necessidade da academia fomentar mais atitudes empreendedoras das pesquisadoras com vistas à transformação do resultado da pesquisa em um possível negócio, especialmente em tempos de grandes mudanças no mercado de trabalho e na forma com que as pessoas trabalham.

Palavras-chave: Empreendedorismo, trabalho, pós-graduação, protagonismo feminino.