Chamada de trabalhos | Call for papers 2020

X Jornadas de Secretariado e Assessoria

Capital humano, comunicação e digitalização

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda – Universidade de Aveiro

27 de maio 3 de junho de 2020 | Águeda | Auditório da ESTGA

Nota da Comissão Organizadora: Considerando a atual situação de saúde pública no País e as consequências no normal funcionamento da sociedade, especialmente os ajustes necessários nos calendários e no modo de funcionamento das Instituições de Ensino Superior e em muitas outras organizações, a Comissão Organizadora das X Jornadas de Secretariado e Assessoria decidiu reagendar a realização do evento para dia 3 de junho, em ambiente digital. A submissão de propostas de trabalhos continua em aberto até dia 20 de abril.
A posterior publicação de trabalhos selecionados mantém-se, continuando a ocorrer após avaliação cega por pares.
(Veja as abaixo as novas datas decorrentes deste reagendamento.)

Faça aqui a sua inscrição

Está em curso neste momento, e prevê-se que se acentue nos próximos tempos, um turbilhão de mudanças, aos níveis nacional e internacional, com fortes implicações no modo como trabalhamos e nos relacionamos uns com os outros. Neste turbilhão estão envolvidos diferentes fenómenos, como a (r)evolução tecnológica, a globalização dos mercados e as múltiplas mutações sociais e demográficas.

Neste mundo em que a tecnologia tem cada vez mais relevo, é indispensável que se repense o lugar e o valor do humano nas organizações e que se renovem e otimizem as práticas comunicacionais. Estarão as organizações preparadas para as mudanças inerentes à digitalização? E os colaboradores, estarão eles recetivos à(s) mudança(s) e suficientemente preparados para a(s) mesma(s)? Como poderão as organizações – e os atores que nelas operam – adaptar-se às exigências desta nova época? Que modelos de gestão, comunicação e liderança conseguirão dar resposta aos desafios societais da atualidade?

Neste contexto, as X Jornadas de Secretariado e Assessoria pretendem promover a discussão sobre o modo como a Pessoa pode fazer a diferença no contexto organizacional, seja pelas suas características humanas, seja pelas competências, saberes e técnicas que congrega em si. Pretende-se também que este fórum permita a partilha e discussão de diferentes perspetivas sobre o modo como as organizações se estão (ou não) a adaptar às mudanças associadas à digitalização das nossas práticas quotidianas e sobre o modo como o paradigma digital poderá (ou não) alterar o modo como concebemos e efetivamos a comunicação.

Convidam-se, assim, todos os interessados, académicos e profissionais, a apresentar trabalhos (nas modalidades de Comunicação ou Póster) no âmbito das seguintes linhas temáticas:

• (R)evoluções em contexto organizacional
  • (Novas) formas de trabalho
  • Formação em contexto de mudança: necessidades e desafios
  • (Novos) talentos, competências e perfis profissionais
  • (Novos) paradigmas de gestão, comunicação e liderança
  • Multilinguismo em contextos organizacionais

Submissão de propostas (Comunicações e Pósteres)

Todas as propostas devem ser enviadas por email para jornadas.secretariado@ua.pt de acordo com as normas de edição definidas para cada tipo de proposta. Aceitam-se trabalhos em Português e em Inglês.

Normas gerais para submissão de resumos de comunicações e pósteres e apresentação dos trabalhos

1. Submissão de resumos
  • Dimensão máxima do texto do resumo: até 300 palavras
  • Formatação: A4 (margem superior e esquerda 3 cm, margem inferior e direita 2,5 cm), entrelinha 1,5 pt, parágrafo justificado e hifenizado (sem colunas), com páginas numeradas.
  • Informações constantes
    • Indicação do tipo de proposta: Comunicação oral ou Póster
    • Título (Times New Roman, tamanho 14, em negrito)
    • Nome do(s) Autor(es), com indicação do(s) endereço (s) eletrónico(s) e instituição(ões) de origemTexto do resumo da comunicação ou póster (Times New Roman, tamanho 12)
    • Palavras-chave: máximo 5 (Times New Roman, tamanho 10)
    • Notas e referências: devem aparecer no final do texto de acordo com o estilo APA 6th.

2. Apresentação da comunicação

• Os trabalhos na modalidade de comunicação devem ser apresentados presencialmente por, pelo menos, 1 (um) dos autores.
  • O tempo disponível para cada comunicação será, no máximo, de 20 minutos.
  1. Apresentação de pósteres
  • O póster deverá ser apresentado em tamanho A0, de acordo com o modelo a fornecer em breve.
  • Os pósteres serão apresentados oralmente numa Sessão específica. Nesta Sessão o apresentador tem 5 minutos para dar a conhecer o seu póster.
  1. Submissão de textos finais

As orientações para submissão de textos finais serão enviadas aquando da notificação aos autores a respeito do resumo submetido.

Datas importantes (atenção às novas datas)

(Algumas destas datas poderão ser alteradas em resultado da evolução das condições de saúde pública relacionadas com o COVID-19. Caso tal se verifique, atualizaremos de imediato a informação aqui disponível.)

até 4 de abril 13 de abrill 20 de abril de 2020: Submissão das propostas de acordo com as instruções

até 25 de abril 8 de maio de 2020: Notificação aos autores do resultado da avaliação

até 2 de maio 18 de maio de 2020: Inscrições dos autores

de 25 de abril 27 de abril a 17 de maio 30 de maio de 2020: Inscrições sem comunicação