Alina Dobrovolska, Beatriz Graça, Kimberly Sousa, Mariana Vieira, Sara Pereira (estudantes da ESTGA-UA), Ana Rita Calvão e Sílvia Ribeiro (docentes ESTGA-UA)
Na História de Portugal, os movimentos migratórios são uma constante (Peixoto, 2012), concretizando-se em saídas e entradas permanentes e com diversos destinos e proveniências, o que propicia a existência de ambientes claramente marcados pela multiculturalidade. Neste trabalho pretende-se analisar, com base numa pesquisa em portais de ofertas de emprego portugueses e ingleses, o modo como o domínio da língua portuguesa pode ser uma mais-valia para a obtenção de emprego no Reino Unido. A análise dos anúncios recolhidos possibilita a) identificar o perfil requerido pelos empregadores ingleses, b) caracterizar as ocupações exercidas por emigrantes portugueses no Reino Unido e c) constatar a existência de diferenças culturais evidentes entre ambos os países, nomeadamente no que respeita ao modo como são percecionados, em termos socioprofissionais, os profissionais de secretariado.
Palavras-chave: língua portuguesa, emigração, empregabilidade, secretariado, Reino Unido
Referências: Peixoto, J. (2012). A emigração portuguesa hoje: o que sabemos e o que não sabemos. SOCIUS Working Papers, n.5.