Follow up ao TeSP em Práticas Administrativas e Comunicação Empresarial do IPLeiria

Marlene Sousa, Tânia Santos – ESECS, IP Leiria; CICS.NOVA & Susana Monteiro ESECS, IP Leiria; IJP-IP Leiria

São inquestionáveis os novos e redobrados desafios que se colocam atualmente às empresas. Desafios impostos pela necessidade de competir num mercado global onde as distâncias geográficas se encurtam devido às redes e às plataformas digitais e onde se fazem, ainda, sentir os efeitos da recente crise económica e financeira. Desafios que impõe uma resposta adequada da parte das empresas e dos seus profissionais. Destacamos os profissionais do secretariado, cuja atividade se revela essencial para a boa performance das empresas e aos quais se exige, cada vez mais, o exercício de funções polivalentes no seio de equipas multidisciplinares.

Esta polivalência e multidisciplinariedade é sentida com mais acuidade em micro, pequenas e médias empresas, que representam a grande maioria do tecido empresarial nacional e regional. Foi precisamente este tecido empresarial regional o interlocutor privilegiado na conceção e desenvolvimento do plano de estudos do Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Práticas Administrativas e Comunicação Empresarial (PACE), em funcionamento desde o ano letivo de 2015/2016 na ESECS do IPLeira. Tentando garantir uma resposta adequada às necessidades concretas das empresas, colmatando lacunas em áreas consideradas essenciais, apostou-se na formação de profissionais polivalentes e multifacetados com competências para desempenharem funções, de forma autónoma ou sob orientação, nas áreas do secretariado, mas também na comunicação, interna ou externa, com recurso às novas tecnologias de informação e comunicação.

O plano de estudos do TeSP em PACE inclui, no último semestre, a realização do Estágio, que permite a ligação entre a formação académica e a vida profissional. O feedback obtido da parte dos Orientadores de Estágio, que nas instituições acompanham a prática dos estudantes em contexto de trabalho, constitui uma forma privilegiada para atestar da operacionalização dos objetivos da aprendizagem. Foi precisamente com base nos resultados extraídos do preenchimento de um inquérito por questionário efetuado aos orientadores de Estágio (edição 2016/17 e 2017/18),  que desenvolvemos o presente estudo que, não obstante a “juventude” do Curso, nos permite ter (já) uma perceção da adequação dos resultados da formação, àquilo que foram os objetivos pretendidos com a sua criação.

Assim, tendo por base a importância e evolução do papel do profissional de secretariado na performance das empresas, e fazendo um follow up ao TeSP em PACE pretende-se, aferir da perceção dos empresários sobre as competências adquiridas neste domínio pelos estudantes e postas em prática em contexto de trabalho, bem como sobre a adequação da estrutura curricular àquilo que são as necessidades das empresas.

Palavras chave: Secretariado; Curso Técnico Superior Profissional; formação, Estágio, TIC.