Comunicação multilingue na área do secretariado: contributos do projeto GlossMS

Sara Carvalho – ESTGA-UA, NOVA CLUNL, CLLC-UA

Num mundo cada vez mais globalizado, caracterizado por uma mobilidade crescente de pessoas e bens e pela prevalência do uso das tecnologias, exige-se, daqueles que integram o mercado de trabalho, um perfil multifacetado, no qual se destacam, entre outras competências, as de âmbito linguístico. O mundo do trabalho assume-se, progressivamente, como multilingue, pelo que as competências linguísticas constituem uma vantagem competitiva quer para futuros profissionais, quer para os que já se encontram no ativo (Hagen, 2006; Araújo et al., 2015; Beadle et al., 2015).

Enquanto área de atuação profissional na confluência de muitas outras e onde a vertente de contacto com interlocutores de diferentes países e culturas está marcadamente presente, o secretariado não é exceção ao enquadramento supracitado, havendo um particular enfoque, por parte dos empregadores, na procura de candidatos que reúnam não apenas competências plurilingues (Ribeiro, Calvão & Simões, 2019), mas também, e sobretudo, pluriculturais (Piccardo & Galante, 2017).

Neste contexto de desafios complexos, a capacidade de comunicar de forma clara e eficaz dentro de e entre organizações surge como pilar fundamental, sendo importante, no âmbito do Ensino de Línguas para Fins Específicos, contribuir para a prossecução desse desiderato. Assim, o presente trabalho visa apresentar um projeto, atualmente em curso, de criação de um glossário especialmente dedicado à área do secretariado: o GlossMS (Glossário Multilingue em Secretariado). Destinado a futuros e atuais profissionais do setor, este recurso, assente numa metodologia orientada para o trabalho terminológico (ISO 704:2009), está a ser desenvolvido por estudantes da área, sob orientação docente e posterior validação dos termos por especialistas em cada dos domínios identificados, tais como Secretariado, Contabilidade, Direito, Gestão Documental, entre outros. Para além de potenciar uma comunicação mais eficaz e eficiente por parte de quem trabalha no setor, pretende-se que o GlossMS esteja disponível em linha, acessível a todos, permitindo, dessa forma, o acesso a dados linguísticos devidamente validados, a otimização de tempo, bem como a consolidação da identidade de uma área tão relevante como é o secretariado.

Palavras-chave: comunicação, multilinguismo, glossário temático, Secretariado, terminologia