As novas configurações do secretariado no Brasil: um olhar para o teletrabalho e o trabalho remoto

Fernanda Landolfi Maia – Universidade Federal do Paraná & Rodrigo Müller – Universidade Federal da Bahia

As transformações do mundo do trabalho promovidas por avanços tecnológicos implicaram, nos últimos anos, em mudanças significativas na execução da base técnica de diversas áreas, entre elas o secretariado. As possibilidades de atuação profissional no secretariado foram ampliadas contemplando a modalidade de trabalho remoto, seja como home office (pessoa jurídica) ou teletrabalho (pessoa física em regime CLT/estatutário). Esta pesquisa analisa essas duas frentes de trabalho com o intuito de compreender as dinâmicas que as envolvem. Partimos da hipótese de que muitos profissionais ao se formar abdicam da modalidade de contratação em carteira de trabalho para atuação como pessoa jurídica.  De outro lado, encontra-se o teletrabalhador, registrado ou concursado, que por meio de softwares informacionais, trabalha de forma remota para uma única empresa.  Neste sentido, este artigo investiga se em ambas atuações os profissionais são submetidos aos processos de intensificação e flexibilização do trabalho. As questões norteadoras da pesquisa são: Houve um processo de intensificação ou as atividades deste trabalhador são predominantemente intensas na sua essência? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo dividida em dois momentos: primeiro para identificar questões gerais sobre as configurações do trabalho na área de secretariado no Brasil, realizada com 444 (quatrocentos e quarenta e quatro) profissionais; no segundo momento abordou especificamente o trabalho remoto, realizada com 149 (cento e quarenta e nove) profissionais que estão atuando em home office após o cenário da pandemia de Covid-19, complementada pela aplicação de entrevistas com alguns destes trabalhadores. A pesquisa é de natureza aplicada, de cunho exploratório e com abordagem quantitativa e qualitativa para análise dos dados. Como resultados principais, percebe-se um aumento da exigência por mais trabalho, além da necessidade de polivalência e versatilidade destes profissionais. Ainda, observa-se um cenário de fronteiras borradas entre tempo de trabalho e de não-trabalho e espaços de trabalho e de não-trabalho.

Palavras-chave: Secretariado. Trabalho remoto e teletrabalho. Intensificação do Trabalho.