O Secretário contemporâneo face aos novos paradigmas de gestão e liderança

Paula Santos – IP Viseu, CEPESE, CI&DETS & Manuel Silvestre Conde – IP Viseu, CI&DETS

O mundo do trabalho, tal como o conhecemos hoje, exige às organizações uma constante adaptação e busca de novas formas de trabalho, por forma a responder às vicissitudes sociais e a garantir a sobrevivência e competitividade organizacional. Os próprios profissionais, em geral, e os de secretariado, de forma concreta, têm de saber responder a essas mudanças, preparando-se para assumir responsabilidades acrescidas e para se adaptar a novos modelos de trabalho.

O presente trabalho procura analisar os paradigmas contemporâneos de gestão e liderança e evidenciar a importância dos profissionais de secretariado no apoio qualificado a esses modelos e paradigmas. Assim, além de identificar e caracterizar as principais teorias de gestão e liderança, pretendemos identificar as competências críticas do secretário para colaborar de forma eficiente no apoio à gestão das organizações.

O estudo que agora apresentamos segue uma metodologia humanístico-interpretativa, fundamentando-se na pesquisa bibliográfica e reflexiva através da qual, além do suporte teórico acerca das principais teorias de gestão e liderança, pretende apresentar uma correspondência e associação das competências críticas e soft skills do secretário a esses modelos de trabalho, apresentando ainda propostas de ferramentas práticas de trabalho para apoiar a ação e o desempenho do secretário.

Palavras-Chave: secretariado contemporâneo, competências críticas, soft skills, paradigmas de gestão e liderança.