A transformação digital na hora de comprar: A experiência dos estudantes da ESTGA-UA

Maria Miranda, Rita Barbosa, Ana Martins, Fábio Canário, Gracinda Mendes, Ana Rita Calvão – ESTGA-UA & Sílvia Ribeiro – ESTGA-UA, CLLC

Atualmente, as tecnologias e a internet são ferramentas incontornáveis no quotidiano de qualquer pessoa, estando presentes tanto na esfera profissional, quanto nos domínios pessoal ou familiar. Esta transversalidade de usos decorre não só da maior acessibilidade das plataformas online, mas também da explosão no uso dos smartphones e da internet móvel, que colocou os computadores na mão de um novo leque de potenciais consumidores que tinham, anteriormente, dificuldades em aceder às plataformas de compras online (We Are Social & Hootsuite, 2018). Estes consumidores estão a aderir, de forma cada vez mais massiva, a este tipo de comércio, pois esta opção permite-lhes recolher e comparar informação sobre produtos, nomeadamente em termos de preços, aceder ao que pretendem sem deslocações e sem constrições de horários, otimizando o processo de compra (Nisar & Prabhakar, 2017).

Tendo em conta a transformação digital – disruptiva em muitas áreas  –   que marca as sociedades atuais (Ciuriak & Ptashkina, 2018), considerando a progressiva adesão dos portugueses aos novos formatos de comércio eletrónico (INE, 2017), e tendo em conta a forte tendência, estudada internacionalmente, de recurso às compras online por parte de jovens, nomeadamente de jovens universitários (Alyami & Spiteri, 2015) pretende-se, com este estudo, aferir o número de alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA) que fazem compras por esta via. Entre outros aspetos, procura-se (i) averiguar o porquê de fazerem (ou não) compras online, (ii) identificar o tipo de artigos mais adquiridos e quais as lojas online mais procuradas, (iii) aferir o valor médio das suas compras e os métodos de pagamento mais utilizados, (iv) entender se os estudantes têm procedimentos seguros e (v) perceber como reagem a experiências menos positivas. O cumprimento destes objetivos baseia-se na análise estatística dos dados obtidos através de um questionário. A análise dos resultados indica que comprar online é algo extremamente comum para os alunos da ESTGA-UA que, assim, acompanham uma tendência mundial.

Palavras Chave: comércio eletrónico; compras online; comportamento do consumidor

Referências:

Alyami, E. & Spiteri, L. (2015). International University Students’ Online Shopping Behaviour. World Journal of Social Sciences, 5(3), pp.227-243.

Ciuriak, D., & Ptashkina, M. (2018). The digital transformation and the transformation of international trade. RTA Exchange. Geneva: International Centre for Trade and Sustainable Development (ICTSD) and the Inter-American Development Bank. Retrieved on 6 March 2019, from https://ssrn.com/abstract=3107811

INE – Instituto Nacional de Estatística. (2017). Inquérito à Utilização de Tecnologias de Informação e da Comunicação pelas Famílias. Recuperado a 10 de fevereiro de 2019, https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=310280029&att_display=n&att_download=y

Nisar, T. & Prabhakar, G. (2017). What factors determine e-satisfaction and consumer spending in e-commerce retailing? Journal of retailing and consumer services 39, pp. 135-144.

We are Social & Hootsuite. (2018). Digital in 2018 in Southern Europe – Essential Insights into Internet, Social Media, Mobile, and Ecommerce use around the world. Retrieved on 6 February 2019, from https://brandtellers-studio.com/wp-content/uploads/digitalin2018003regions007southerneuropepart1-westv1-180129173508.pdf.