Assessoria de Gestão, Tecnologias e Línguas: trilogia de áreas essenciais no perfil de um profissional de secretariado

Vítor Gonçalves (Instituto Politécnico de Bragança)

A globalização e a internacionalização são duas das palavras-chave que tem vindo a caraterizar a sociedade destes últimos anos. Comunicar na língua materna ou em língua estrangeira adotando o estilo de comunicação e os sistemas, tecnologias ou outros suportes adequados ao contexto organizacional, cultura e língua de modo a estabelecer e manter a comunicação com terceiros, assumem vital importância em todos processos internos e externos da organização. Por conseguinte, a qualificação do capital humano é fundamental para fomentar a competitividade tanto a nível nacional como internacional.

Nesta perspetiva, cabe primordialmente às instituições do saber disponibilizar oportunidades de formação que permitam capacitar as organizações de pessoas intra-empreendedoras capazes de responder aos requisitos da sociedade da informação e do conhecimento em que vivemos.

A adequação da oferta educativa em secretariado é necessária não só com vista a conseguir fazer face a novos desafios da sociedade, mas também para conseguir satisfazer as necessidades do país em quadros qualificados. Assim, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais em Secretariado, Cursos de nível 5 do EQF (Quadro Europeu de Qualificações) ministrados no âmbito do Ensino Superior Politécnico, apresentaram-se como a forma de atualizar para o ensino superior os CET em Secretariado no sentido de fortalecer a ligação ao primeiro ciclo de estudos (i.e. Licenciatura) e responder aos requisitos da sociedade atual.

Por conseguinte, esta comunicação tem como principal finalidade apresentar os principais factos e linhas estratégicas no âmbito da formação e da profissão do técnico de secretariado e assessoria administrativa no contexto português, decorrentes essencialmente da pesquisa bibliográfica no âmbito da metodologia de estudo analítico.

 

PALAVRAS-CHAVE: Cursos Técnicos Superiores Profissionais; Secretariado; Línguas; Tecnologias.

Referências:

DGES – Direcção Geral do Ensino Superior. Informações sobre o sistema de ensino superior português. Acedido em 28 abril 2017, de https://www.dges.gov.pt/sites/default/files/informacao_sistema_pt.pdf.

Vieira, A.; Mesquita, A.; Silva, G.; Veira, P. [Coord.](2017). Atas do Congresso Internacional de Secretariado e Assessoria (CISA 2016), Conselho Profissional de secretariado.

Vieira, A., Sousa, S. (2015). O cenário do Secretariado em Portugal: Livro de Atas do Congresso Internacional de Secretariado e Assessoria 2015, p. 09-20. Acedido em 22 abril 2015, de https://issuu.com/anavieira34/docs/livro_de_atas_2015.